sexta-feira, 14 de novembro de 2014

“Um ladrão rouba um tesouro, mas não furta a inteligência. Uma crise destrói uma herança, mas não uma profissão. Não importa se você não tem dinheiro, você é uma pessoa rica, pois possui o maior de todos os capitais: a sua inteligência"
(Augusto Cury)


 

quinta-feira, 30 de outubro de 2014

Frases para HOJE!

“Orgulhe-se da sua história, das suas conquistas, das tuas superações, sem isso, a vida não teria o transformado neste Ser de Luz Especial que você é.”
José Roberto Marques

“A vida é melhor para aqueles que fazem o possível para ter o melhor”.
John Wooden

“Ninguém pode fazer você se sentir inferior sem o seu consentimento”
Eleanor Roosevelt

“Comece de onde você está. Use o que você tiver. Faça o que você puder”.
 Arthur Ashe

“Continue andando. Haverá a chance de você ser barrado por um obstáculo, talvez por algo que você nem espere. Mas siga, até porque eu nunca ouvi falar de ninguém que foi barrado enquanto estava parado”.
Charles F. Kettering

“Coragem é a resistência e o domínio do medo, não a ausência dele”.
Mark Twain

 “O sucesso é a soma de pequenos esforços repetidos dia após dia”.
Robert Collier

segunda-feira, 11 de agosto de 2014

8 lições para lidar com pessoas difíceis

angry_baby

10 de agosto d

Trabalhar perto de alguém ‘complicado’ não é fácil para ninguém , não é ?

Quase toda empresa tem aquela pessoa que parece estar sempre pronta para acabar com o humor de toda a equipe. É aquela que pergunta – se não com palavras, certamente com o olhar – “Bom dia por quê?”, tem sempre um comentário ácido e raramente vê graça em alguma coisa. Trabalhar perto de alguém com esse tipo de comportamento não é fácil para ninguém. Quando se trata apenas de um colega, a situação ainda pode ser contornada com alguma facilidade. Agora, quando o dono desse péssimo humor é o seu chefe direto, tudo fica bem mais complicado.
“Normalmente, pessoas ‘difíceis’, que têm esse tipo de comportamento, estão na empresa há bastante tempo e, de alguma forma, sentem-se à vontade para agir assim”, observa Renata Mello, consultora de imagem. Confira a seguir suas recomendações para quem precisa lidar com esse problema sem perder o rebolado:
1 – Tente não reforçar o mau humor. Se você disse “Bom dia” e não ouviu resposta, simplesmente siga em frente. Não cobre, não questione. “Não precisa perguntar se a pessoa não ouviu ou se não vai responder porque isso não vai melhorar nada”, aconselha.
2 – Tire o seu sorriso do caminho, se for necessário. “Normalmente, pessoas que agem assim estão frustradas com a carreira ou com alguma coisa pessoal, por isso qualquer demonstração excessiva de alegria ou realização pode piorar a situação”, diz Renata. Não quer dizer que você tenha que esconder a alegria por receber uma promoção ou comprar as passagens para a viagem dos seus sonhos. A ideia é apenas não reforçar isso perto da pessoa mal humorada para que ela não fique pior ainda – e, claro, tente estragar a sua alegria de alguma forma.
3 – Outro ponto importante é evitar ficar comentando a indelicadeza alheia. “Fofoca é ruim tanto para quem faz quanto para quem fica sabendo depois”, explica Renata. Quanto mais você lembrar e comentar o ocorrido, mais vai se irritar com ele.
4 – Não critique e não julgue. Se a pessoa não parece bem, é possível que ela esteja de fato com algum problema que ninguém está sabendo. “Claro que algumas pessoas simplesmente nascem de mau humor e não precisam de motivo para azedar o dia dos outros, mas nem todo mundo é assim”, diz Renata.
5 – Dê espaço. “Não adianta ficar perguntando o tempo todo por que a pessoa está daquele jeito, se aconteceu alguma coisa etc”, diz Renata. Para ela, o melhor é deixar o colega do mau humor na dele. “Deixe que ele procure você se quiser conversar.”
6 – Tome cuidado para não se deixar contagiar. Trabalhar com alguém difícil muitas vezes pode ser um veneno para quem não sabe tirar o foco desse problema. Por isso, o ideal é tratar com educação e deixar para lá.
7 – Claro que tudo tem limite. Se o mau humor se transformar em grosseria no ambiente de trabalho, você pode, sim, responder em tom mais ríspido. Se a grosseria for muita, você pode dizer que prefere conversar em outro momento e, principalmente, em um tom mais adequado. “O melhor é não responder na hora porque você também pode estar de cabeça quente, começar um bate-boca e acabar perdendo a razão”, diz Renata. Com calma, em outro momento, você pode dizer que não gostou da atitude do colega e da forma como foi tratado. “Diga claramente que você trata todo mundo com respeito e espera o mesmo das pessoas.”
8 – Se for o seu chefe, sim, a situação fica mais delicada, mas a recomendação é a mesma. Se ele for extremamente grosso, tente se controlar no momento e, depois, em outra circunstância, dizer como se sentiu. “Se for uma ofensa muito grave, você pode falar na hora que não aceita o tom que ele usou e que vocês podem conversar quando ele estiver mais calmo.”
 
Por fim, lembre-se de que todo mundo tem um dia ruim. Ou vários. E isso também pode acontecer com você. Se for o caso, a dica da Renata, então, é assumir isso e tentar se conter. “Se for preciso, diga aos colegas que você não está legal, que não dormiu bem ou algo assim, e que prefere conversar depois”, diz ela. “As pessoas devem entender e até falar com você com um pouco mais de cuidado”, acredita. E ela garante que avisar não pega mal. O que acaba com sua imagem é distribuir socos e pontapés verbais para quem não tem nada a ver com seus problemas. Ou até tem, mas nem por isso merece tanto.
 
Artigo Original: http://www.vagas.com.br/profissoes/dicas/8-licoes-para-lidar-com-pessoas-dificeis

segunda-feira, 24 de março de 2014

5 dicas para um Planejamento Estratégico efetivo

Planejamento Estratégico já não é mais nenhuma novidade. É uma ferramenta utilizada pela maioria das empresas, independente do porte ou setor.

Porém, alguns erros muito comuns é não colocar em prática o que que foi planejado e não realizar o acompanhamento regular dos resultados. Desta forma, o planejamento estratégico acaba sendo apenas um grande desperdício de tempo das pessoas envolvidas em sua elaboração e acaba desacreditado.

  Planejamento Estratégico - Que caminho seguir?

Para ajudar nesta questão, separamos abaixo 5 dicas para que o Planejamento Estratégico de sua empresa não fique só no papel.

1 - Alinhamento e Foco

Seu planejamento estratégico não precisa reinventar a empresa.  O que você precisa é apenas alinhar para que todos estejam no mesmo contexto e focar qual o horizonte sua empresa vai seguir,

Esta é a estrutura base para atingir seus objetivos. Simples assim.

2 - Objetivos e Metas

É importante que o planejamento seja claro e objetivo, sem muita complexidade e metas mirabolantes. Faça-o de maneira simples e não crie muitas estratégias. Quanto mais simples, mais chances de ter os resultados esperados. Quando mais complexos os planos, mais reduzirão suas chances de sucesso.

Uma dica no momento de estabelecer metas é usar a estratégia SMART:

S - Específicos (Specific): os objetivos devem ser formulados de forma específica e precisa;
M - Mensuráveis (Measurable) : os objetivos devem ser definidos de forma a poderem ser medidos e analisados em termos de valores ou volumes;
A - Atingíveis (Attainable) : a possibilidade de concretização dos objetivos deve estar presente, ou seja, devem ser alcançáveis;
R - Realistas (Realistic) : os objetivos não pretendem alcançar fins superiores aos que os meios permitem;
T - Temporizáveis (Time-bound) : os objetivos devem ser definidos em termos de duração.

3 - Envolvimento e Comprometimento

O planejamento não pode ser da diretoria ou de alguma área de gestão. É necessário que todas as áreas e pessoas na empresa conheçam o planejamento estratégico e se comprometerem em realizar o que for necessário para atingir os objetivos traçados.

4 - Foco na Execução e Acompanhamento

O Planejamento Estratégico por si só não gera resultados. O mais importante dar sequencia no que foi planejado, com ações reais para atingir os objetivos.

Além disto, o planejamento precisa ser um documento "vivo", sendo revisitado constantemente (mensal ou trimestralmente) para ver se as estratégias estão sendo atingidas e caso qualquer dificuldade acontecer, ter tempo para corrigir a rota e rever as estratégias.

5 - Sair da Zona de Conforto

Para que o planejamento estratégico de certo, é preciso tirar as pessoas da zona de conforto. Para sua empresa crescer e destacar seus diferenciais no mercado, é necessário fazer coisas diferentes, inovar. E não tem como inovar sem sair da zona de conforto.
 
 
fonte: Treasy Comunicação (http://www.treasy.com.br)