terça-feira, 5 de maio de 2015

5W2H para acelerar sua produtividade

Antes de executar, precisamos planejar, definir e medir metas e finalmente definir as ações que iremos implementar. O objetivo do Plano de Ação é estruturar o que deve ser feito, em quanto tempo e por quem. Para te auxiliar com estas definições, o 5W2H pode ser muito útil e ao mesmo tempo extremamente simples. Criamos este artigo com o objetivo de te ajudar a atingir suas metas e a estruturar um planejamento de maneira simplificada.

5W2 o quê?

O 5W2H, não é nenhum bicho de sete cabeças, (mesmo a soma das letras dando sete! rsrs) ele nada mais é que um checklist com perguntas essenciais que devem ser respondidas durante seu planejamento de atividades. Ele simplifica o mapeamento destas tarefas, onde ficará claro o que será feito, quem irá fazer o quê, em quanto tempo, em que área da empresa e todos os motivos pelos quais esta atividade deve ser feita. O 5W2H é muito útil para criação de plano de ações para empresas de todas as maturidades, uma vez que elimina por completo qualquer dúvida que possa aparecer sobre um processo ou projeto.
O 5W2H pode ser criado em uma planilha, em quadro na parede (como no PM Canvas), com um aplicativo (leia este artigo) em um software de gestão de projetos (como o Project Builder). Basicamente o que você precisa fazer é responder as seguintes perguntas:
What – O que será feito (entregas)
Why – Por que será feito (justificativa)
Where – Onde será feito (local)
When – Quando será feito (tempo)
Who – Por quem será feito (responsabilidade)
How – Como será feito (método)
How much – Quanto custará fazer (custo)



Nenhum comentário:

Postar um comentário